Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP apura irregularidades no funcionamento de escolas particulares em São Bernardo do Campo

    A Promotoria de Justiça de São Bernardo do Campo instaurou inquérito civil para apurar eventuais irregularidades no funcionamento de escolas particulares de educação infantil, ensino fundamental e médio no município. O inquérito foi instaurado com base em documentação encaminhada no início do ano pela 2ª Promotoria de Justiça de São Bernardo, que cuida da acessibilidade nas escolas.

    De acordo com a investigação, iniciada em fevereiro pelo promotor de Justiça Jairo Edward de Luca, das 61 escolas particulares em funcionamento em São Bernardo do Campo, somente 32 possuem o auto de vistoria obtido junto ao Corpo de Bombeiros e apenas 18 possuem o alvará expedido pela Prefeitura. Isso revela que somente 18 escolas particulares estão regularizadas perante os dois órgãos no município.

    No mês de agosto, a Promotoria expediu ofícios para todas as escolas solicitando que no prazo de 120 dias, a contar da data do recebimento, sejam apresentados alvarás de funcionamento junto à Prefeitura. A exigência do documento visa garantir a segurança das edificações e auto de vistoria junto ao Corpo de Bombeiros, que atesta a segurança das edificações do ponto de vista de proteção contra incêndios. Ainda de acordo com a Promotoria, as escolas de educação infantil em atividade em São Bernardo do Campo possuem autorização do poder municipal para funcionar. Já as escolas de ensino fundamental e ensino médio possuem autorização da Diretoria de Ensino, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação.

    Ao final do prazo de 120 dias, o promotor Jairo Edward de Luca deverá exigir que as escolas em funcionamento irregular comprovem que estão realizando as adequações de forma a atender as exigências dos órgãos competentes para emissão do alvará e do auto de vistoria. Caso os estabelecimentos não comprovem a adoção das providências para obtenção dos documentos poderão ser interditados.

    • Publicações2501
    • Seguidores60
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações199
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-apura-irregularidades-no-funcionamento-de-escolas-particulares-em-sao-bernardo-do-campo/2866504

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)