Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ suspende processos por crime de falsa identidade

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deferiu liminar determinando a suspensão de todos os processos que tratam do crime de falsa identidade em trâmite nos Juizados Especiais Criminais em todo país. Os processos permanecem suspensos até o julgamento do mérito da reclamação feita por Hugo Barbosa da Silva Filho (reclamação nº 4.526 – DF 2010/0135673-7), contra a decisão da Segunda Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Distrito Federal.

    Hugo Barbosa foi condenado à pena de seis meses de detenção pelo crime de falsa identidade. Sua sentença foi confirmada pela Turma Recursal, entendendo que o acusado, legitimamente detido e conduzido à delegacia, tem o direito constitucional de permanecer calado, mas não ser razoável mentir sobre a sua própria identidade. Barbosa, em sua reclamação no STJ, alegou que a decisão da Turma Recursal é contraria ao entendimento do STJ, que se manifestou no sentido de que não comete delito previsto no artigo 307 do Código Penal réu que, diante da autoridade policial, se atribui falsa identidade, em atitude de autodefesa, porque amparado pela garantia constitucional de permanecer calado.

    A liminar, proferida pelo ministro Gilson Dipp, determina a suspensão de todos os processos em trâmite em Juizados Especiais Criminais nos quais haja discussão semelhante, até o julgamento final da reclamação.

    Leia a decisão do STJ .

    • Publicações2501
    • Seguidores60
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-suspende-processos-por-crime-de-falsa-identidade/2405716

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)