Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP consegue que réu foragido vá a júri popular

    MP consegue que réu foragido vá a júri popular

    O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgou procedente mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público e determinou que o juiz de Serra Negra inclua na pauta do Tribunal do Júri o julgamento de um réu que está foragido.

    O mandado de segurança foi impetrado porque a Justiça de Serra Negra indeferiu o pedido do MP para que o réu Antônio César Alves Júnior, pronunciado por homicídio qualificado fosse levado a júri popular, apesar de ter sido intimado da decisão da pronúncia. O réu está foragido, e, no entendimento do juiz, a condição de foragido não se encaixa na expressão “solto”, portanto ele não se enquadraria na hipótese legal que permite a realização do júri popular mesmo com o réu ausente.

    A promotora Verônica Silva de Oliveira argumentou no mandado de segurança que “no caso em questão, o réu foi intimado pessoalmente da decisão de pronúncia, ou seja, já estava ciente que logo seria julgado perante o Tribunal Popular. Contudo, após sua intimação, o réu fugiu da Cadeia Pública de Serra Negra e até o momento não foi recapturado, estando, portanto, solto”.

    Para a promotora, agora é necessário que o réu seja intimado por edital apenas da data do julgamento perante o Tribunal do Júri.

    A decisão do Tribunal de Justiça, de acordo com a promotora Verônica Silva de Oliveira, impedirá que o caso se arraste indefinidamente, o que poderia ocasionar a prescrição do crime e, com isso, o autor do homicídio permanecer impune.

    • Publicações2501
    • Seguidores60
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações125
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-consegue-que-reu-foragido-va-a-juri-popular/1723233

    Informações relacionadas

    Beatricee Lopes, Advogado
    Artigoshá 11 anos

    Do réu foragido e ausente em plenário de júri e da utilização deste fato pela acusação para convencimento do conselho de sentença

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)